Por que parou? Parou po que?




Uma pergunta martela meu cérebro atrofiado (como diria alguém que um dia assim me elogiou): “Por que a minha geração é tão acomodada nas questões sociopolíticas?”
Ao mesmo tempo que me pergunto, algumas respostas arriscam aparecer!
O Brasil de meus pais, fora marcado pela crueldade da Ditadura Militar(1964-1985).
Os jovens acompanhavam uma série de mudanças significativas. E como poderiam ficar parados em uma ideologia repressora, uma cultura machista (não que hoje o Brasil tenha deixado de ser), em um puritanismo, enquanto o mundo se remexia?
Esses jovens foram ás ruas, lutaram, morreram por uma causa! Coisa que todos nós estamos cansados de saber.
O que ocorreu é que geração deles conseguiu os benefícios que hoje, desfrutamos ociosamente.
É bem mais cômodo afundar as nádegas na poltrona macia e confortável para assistir corriqueiramente mais um escândalo político ou mais uma vítima fatal de bala perdida, sem no entanto se envolver e se revoltar com tal situação.
Fomos criados para receber informações prontas e não para contesta-las e protestar contra tais.
O que o Boner E a Bernardes falam é lei e pronto.
Nas escolas, o ensino de matérias que levam o aluno a pensar, questionar e exigir mudanças, foram praticamente extintas da grade escolar; Ao contrário, estuda-se a reprodução das amebas, paramércios e inequações logarítmicas. Quanto raciocínio cultural....
Não é preciso protestar nas ruas, ou pintar a cara de verde e amarelo, eu ao menos faço deste texto meu protesto estridente!
Utilizo-me da frase ícone dos protestos juvenis de 1968:
“É PROIBIDO PROIBIR”
E ainda acrescento:
“É PROIBIDO PROIBIR O PENSAMENTO”!
Se questionássemos mais e não engolíssemos tudo pronto, muitas coisas se modificariam neste país mentecapto!

0 comentários: