Feições


Hoje estava mostrando umas fotos à minha mãe, e uma delas eu fazia a maquiagem de uma amiga, quando der repente minha mãe exclama:
__Maria a Márcia estava fazendo sua maquiagem, que legal!
Então eu disse:
__Não mãe, era eu que fazia a maquiagem dela.
E ela respondeu:
__Nossa como vocês se parecem...

Realmente, eu e a Márcia até nos parecemos, mas refleti além.
Quando nos tornamos íntimos de alguém, adquirimos as feições físicas e intimistas desta pessoa.

Estes dias me peguei falando “CARACA”, palavra que não é típica do meu vocabulário, mas um amigo a utiliza tão freqüentemente, e nossa convivência é tão intensa que automaticamente a acoplei a meus jargões lingüísticos. É com ele que converso por horas nos horários mais incabíveis, aprendendo tantas coisas sobre Deus e a vida. Muitas vezes não nos entendemos, porém, (talvez ele não saiba disso) este menino-homem tem um papel muito importante em minha vida. Um dia nós dois quebraremos a empresa de telefonia móvel...

Tenho uma amiga que possui um sorriso lindo! Além de só perder no dom da paciência para a imagem da Virgem Maria que tenho em meu quarto. Esta minha amiga é muito competente em tudo que faz, e não deixa que as limitações físicas sejam empecilho para a grandiosidade de quem ela é. Muitas vezes antes de agir eu me pergunto: Como será que ela agiria? Hum ela faria assim, então eu faço assim.

Tenho uma amiga insuperável na cozinha. Meus bolos de chocolate sempre terão como referência os dela. Quando termino de fazer alguma peripécia na cozinha exclamo: Ah, está bom, mas nunca como os da minha amiga. Ah, é com esta amiga que divido minhas angustias, e de quem posso dizer “misericórdia, sua foto está terrível, vamos fazer uma seção de fotos, pois caso contrário você está fadada ao celibato eterno”. É com ela que divido cartas quilométricas desde o ensino médio...

E aqueles que aparecem em sua vida quando você menos espera... Com eles você aprende que a vida é feita de alegrias e não importa a distância em que nos encontramos o prevalecente sempre é o carinho que se dedica.

Tenho uma amiga que não partilha do mesmo credo religioso que o meu, mas isso é o que nos une. Minha família já se tornou a dela e a dela já se tornou a minha. Ela escuta em silêncio os meus medos e fala a verdade quando eu não quero ouvir. Ela me diz “pirua” coragem, tudo vai dar certo, amanhã a tormenta vai passar. É com ela que eu divido um cachorro quente na faculdade, que ando de ônibus inter-municipal, que dou as gargalhadas mais alegres. Ontem eu encontrei a avó dela e esta exclamou: Nossa, você e minha neta se parecem tanto! Branquinas, dos olhinhos pretos....

Não é só fisicamente que tomo as feições de meus amigos! Carrego marcas de cada um. Muitos já se foram, por tantas razões, porém um pouco de cada um deles faz parte de quem eu realmente sou.

Onde estiverem, amigos do presente, ou aqueles que não compartilham mais laços comigo, obrigada por moldarem meu caráter e ensinarem-me a ser aquilo que chamam de gente.

3 comentários:

Camila Di Assis disse...

Realmente,amiga, tomamos algumas feições de nossos amigos. Não tenho palavras para dizer como ficou lindo este texto.
E o que levo de você comigo é a sua fé em Deus, as suas novas ideias. Você me ensinou a caminhar,você me fez conhecer o MUR, você me fez perceber que podemos ter ideias dignas de jornalistas profissionais.
Amo vocês!!

Márcia Abreu disse...

Meu pc está uma maravilha hoje, mas eu não podeia deixar de comentar isso e fazer até outro comentario. Como sua pagina no blog ficou mais bonita com a minha foto. rsrs Pior que com o tempo as amizades vão se tornando tão "familia" que os rostos e as demais coisas começam a ficar parecidos e tudo mais. kkkk
obrigada pela sua amizade! ;)

Maria disse...

Amo vcss!!!!!!