ENERGIA



Assim como as outras atitudes abordadas, a energia sustentável possui grande importância na preservação do meio ambiente. Por meio dela pode-se incrementar disponibilidade energética, além de haver uma redução da geração do efeito estufa.

Existem diversas formas da chamada “energia limpa”, que são a energia solar (a luz solar é transformada em energia elétrica), eólica (por meio de um grande cata-vento condiciona-se o vento à energia elétrica), das marés (as águas do mar direcionam-se a uma turbina transformando-as em energia elétrica), o biogás (uma mistura de lixo orgânico, com uma mistura gasosa que substitui o gás de cozinha) e os biocombustíveis (geração de combustível para veículos automotores por meio de produtos agrícolas).

Adotar medidas como a instalação de aquecedores solares nas residências pode ser um investimento de 3% a 4% mais caro que as chamadas “fontes sujas”, porém há uma economia de 30% a 40% ao mês, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. A intenção do governo federal é implantar esta tecnologia em 36% das habitações populares construídas na região sudeste.

Para a substituição de velhos hábitos que prejudicam o meio ambiente é necessário acoplar à rotina pequenas ações como economizar energia ao passar roupa; evitar acender lâmpadas durante o dia, utilizando a luz solar como iluminação; diminuir o tempo no banho; usar menos os veículos automotores; evitar usar aparelhos elétricos em horários de pico, dentre outras coisas práticas e ecologicamente favoráveis.

0 comentários: