Estudante ganha processo contra o "Pânico na Tv". Será?



A RedeTV! foi condenada a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais a uma estudante pelo uso da imagem dela sem autorização no programa "Pânico na TV". A informação foi publicada pelo site Consultor Jurídico.

Rafaela Almeida foi abordada por dois apresentadores quando estava na praia de Ipanema, na zona sul do Rio, para participar do quadro "Vô, num Vô", no qual uma dupla de humoristas fazia piadas com mulheres na praia.

A estudante afirma que, apesar de ter pedido para não fazer parte do quadro, foi filmada e sua imagem foi exibida em um programa em setembro de 2007. Uma foto sua de biquíni também foi publicada no site do programa.

De acordo com o desembargador Ademir Pimentel, da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, os integrantes do programa fizeram comentários negativos sobre o físico da estudante e ainda exibiram a figura de um dragão no momento da entrevista, com a música "Lua de São Jorge" como trilha sonora.
"Mesmo os programas humorísticos não podem causar ofensas às pessoas, mormente quando não autorizadas por elas a divulgar a imagem captada, ainda que em espaço público. (...) É o locupletamento à custa de humilhação de pessoa que, em momento algum, anuiu ou se beneficiou com esse tipo de exposição", escreveu o desembargador na decisão.
A emissora foi condenada a pagar R$ 20 mil por danos morais, dobrando o valor da pena imposta pela primeira instância.

da Folha Online
*
*
O texto da Folha de São Paulo só confirma o que venho torcido há tempos: uma punição (embora muito pequena) por nos tratarem como LIXO.

Quem disse que precisamos obter silhuetas esbeltas, bundas empinadas, peitos turbinados, cabelos chapados, a barriga de tanquinho e as cochas de um jogador de futebol?

Quem foi que disse que nossa dignidade está contida em um padrão de beleza imposto por quem nem ao menos nos conhece? Por quem só pensa no corpo feminino como uma relação mercadológica qualquer similar à uma carne exposta na vitrine de um açougue?
Mulheres, nós somos mais que isso, ah se somos!

Temos uma cara pra queimar ao sol, temos coragem pra enfrentar as diferenças. Somos mães, esposas, filhas, estudantes, empregadas, chefes, dançamos, cantamos, sorrimos, choramos por amor. Sim nós choramos.
Mulheres não são um LIXO para que dois indivíduos medíocres fantasiados com suas dentaduras, terninhos, microfones, perucas e muita, muita pobreza de espírito digam quem é ou não MUSA.

Musas somos todas nós! Nós que acordamos cedo; que atacamos a geladeira à procura do último pedaço de bolo de chocolate; nós que sonhamos com um futuro melhor, com o amor; nós que lutamos para perder dois kilinhos; nós que carregamos a bandeira de ser mulher e não precisar ser planta, fruta, animal ou qualquer outro elemento degradante para se ter consciência de sua beleza e valor.

Já chega! É hora de repensar onde depositamos o Ibope da TV, das risadas que damos... A dignidade feminina não é piada de baixo calão e não há indenização que pague os estragos da miséria humana. Acordem MUSAS!