ECOPRATICIDADE

Pessoal, aqui vai minha reportagem sobre sustentabilidade.
Dividirei em seis partes para facilitar a leitura.
Beijos a todos.

Todos falam em Sustentabilidade. As empresas, as corporações, todas elas querem ser sustentáveis, mas afinal o que é isto?

A definição da Wikipédia para sustentabilidade é: “um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana... Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Para o Relatório de Brundtland (1987), significa "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

O discurso é demasiadamente belo, porém, a prática deste está distante de se tornar ideal. Segundo uma pesquisa denominada “Dossiê universo jovem” encomendada pela Music Television (MTV) no Brasil, em cada 10 brasileiros 6 não fazem idéia do significado da palavra sustentabilidade.

Segundo esta mesma pesquisa, os dados sobre o envolvimento juvenil nas questões sustentáveis são alarmantes. 17% dos jovens são comprometidos, ou seja, conhecem e valorizam as causas ambientais; 26% são teóricos, têm muita informação e preocupam-se em não jogar lixo nas ruas e economizar água e energia, mas não estão dispostos a sacrifícios pessoais, como reduzir o uso do carro; 20% são refratários, não fazem e nem pretendem fazer nada em favor do planeta, acreditando que esta função deva ser delegada às gerações futuras; 21% são intuitivos, não demonstram domínio do assunto ou consciência ecológica; 16% são eco-alienados, possuem resistência à reciclagem, não se preocupam com o futuro dos filhos e contribuem muito pouco para defesa do planeta.

É possível transformar o cotidiano com soluções simples e práticas que possam ser incorporadas à rotina diária possibilitando um estilo de vida sustentável. A seguir cinco seguimentos que afirmam o caráter prático e aplicável da sustentabilidade à vivência social.

0 comentários: