ÁGUA



A água, também conhecida em sua formula química por H2O é uma substância encontrada em abundância na Terra cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta.

O ser humano é constituído em sua maioria de água (aproximadamente 60%) esta possui funções vitais tais como na secreção, no plasma sanguíneo, nas articulações, no sistema respiratório, nervoso e digestivo, na urina, na pele e até mesmo nos ossos.

Porém este recurso essencial à existência humana sofre um processo de degradação por meio de poluentes, crescente consumo (a medida que a população aumenta acoplada à qualidade de vida, conseqüente mente o uso da água também se expande), desperdício, dentre outros fatores. Por tais acontecimentos a Agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FAO) afirma que em 20 anos faltará água a 60% da humanidade.

Para evitar as conseqüências do uso irracional da água e algumas atitudes simples podem contribuir para a durabilidade deste recurso primordial. Devem-se observar hábitos de consumo para evitar o desperdício, modificando todo o sistema de uso da água, além de fomentar a criação de recursos para a captação e armazenamento da água da chuva.

No I Fórum Sócio Ambiental realizado pela Faculdade Católica de Anápolis, por ocasião do dia mundial do meio ambiente (cinco de junho), fora abordada a utilização de recursos de captação da água da chuva. Dom Dimas Lara, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou que a Igreja Católica promove um programa de construção de poços de captação pluviométricos em locais onde há escassez ou salubrilidade da água. “Por meio da Campanha da Fraternidade de 2007 a CNBB abraçou a causa da água como um bem público e sustentável”, afirma o bispo.

Em uma residência com cinco habitantes a implantação de um sistema de captação de água da chuva pode reduzir até 50% do consumo de água encanada, auxiliando na diminuição de enchentes e dos ciclos de escassez. Observa-se abaixo como é realizado o processo:


Além do reaproveitamento da água da chuva, atos simples como eliminar vazamentos, utilizar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada, tomar banhos rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar uma bacia para lavar a louça, regular a descarga do vaso sanitário para menor fluxo hidráulico, não deixar a torneira pingando e muitas outras coisas que parecem pequenas, porém auxiliam no processo de uso sustentável dos recursos hídricos.

0 comentários: