RESÍDUOS


Segundo Roberto Laganke, resíduo é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das indústrias, comércios e residências. Podem ser divididos em resíduos orgânicos, advindos de matéria viva (restos de plantas e alimentos, detritos animais, dentre outros) e principalmente dos derivados do plástico, papel, vidro, metal e etc.

Resultante dos resíduos é formado o processo de poluição gerando risco à saúde, segurança e o bem-estar da sociedade. A tecnóloga em gestão ambiental Adriana Chilon explica que é considerada poluição qualquer atividade ou descarga que possa alterar as condições de saúde da biota (o conjunto de seres vivos de um ecossistema), das pessoas e a degradação do meio ambiente.

Atualmente, esbarra-se em um problema estrutural legislativo. As leis prescrevem soluções para o tratamento da água deixando a desejar o destino dos demais detritos, enquanto o aumento destes é elevado de forma considerável por meio do modelo capitalista de consumo. “Estamos gerando cada vez mais resíduos resultantes da concentração populacional e daí vem o problema, onde levar estes resíduos?” questiona o engenheiro sanitário Osmar Ferreira. E acrescenta, “há uma lógica consumista, a vontade de sempre estar experimentando, o que faz parte do direito individual de consumo ilimitado, gerando os problemas seguintes que estão no armazenamento destes resíduos”, completa o engenheiro.

Muitas empresas preocupam-se com o destino dos resíduos gerados por suas atividades, fomentando projetos de destinação adequada do lixo. O Wal Mart no Brasil em parceria com o Instituto Coca-Cola criou a campanha “Estação de Reciclagem”, onde são montados pontos de coleta seletiva do lixo, além de doar às cooperativas de catadores estes resíduos.

Gestos simples auxiliam na redução de resíduos. É fácil evitar produtos com excesso de embalagens; adquirir as “eco-bags” evitando assim as inúmeras sacolas plásticas; fazer a separação seletiva do lixo; comprar somente o necessário; economizar papel; evitar o desperdício de alimentos e várias outras ações que somadas tornam-se um grande ato sustentável.







0 comentários: