Os quatro temperamentos: O fleumático


Rubens é um nome advindo do hebraico, e seu significado é relativo a uma pessoa que, por saber ouvir sua intuição, quase sempre toma as decisões mais acertadas. Coincidência ou não, o professor de língua portuguesa, que possui o mesmo nome parece ter se encaixado na definição de sua nomenclatura.

Sempre educado, Rubens se preocupa em manter um ambiente harmonioso onde quer que esteja. “Uma vantagem na minha personalidade é que não tenho inimigos, pelo menos da minha parte, não pretendo ter nenhum e, além disso, gosto muito das pessoas, talvez por isso creio que tenho muitos amigos”, alegra-se .

A tal personalidade descrita por Rubens, se enquadra no temperamento fleumático, ou seja, qualidades do pacífico, prático, bem-humorado, leal, calmo e eficiente, cumpridor de seus deveres e conservador em seus princípios.
O psicólogo Artur Vandré explica que os fleumáticos têm a característica marcante de uma calma maior que as demais pessoas. “Ele consegue ter maior tranqüilidade em casa, no trabalho, nas relações humanas e na maior parte das vezes que lhe é exigido algo, o fleumático consegue corresponder de forma centrada, pois equilibra sua razão e emoções”, destaca.

Muitas pessoas definem Rubens como uma pessoa tranqüila, fato que ele discorda, pois, se considera centrado. “Minhas decisões sempre vêm após uma reflexão, mesmo que seja breve. Para escolha de minha profissão, hoje professor, pensei e repensei sobre o assunto, não me arrependo, aliás, não me arrependo de muitas coisas; creio que seja essa a minha consistência de personalidade”, define-se.

Vandré ressalta que pessoas fleumáticas como Rubens, geralmente são reflexivas, pensam a vida e dão tempo para o processamento do pensamento, portanto, respondendo aos fatos de forma mais assertiva.

Porém, o psicólogo alerta que por refletir muito, o fleumático pode se tornar passivo e muito dependente das outras pessoas, além de correr o risco de esconder seus sentimentos na máscara da introversão.

“Não consigo em alguns momentos de alegria ou surpresa expressar meus sentimentos. Muitas vezes isso me causa constrangimento por não conseguir falar o que eu preciso dizer naquele exato momento; no meu caso alguns sentimentos são retidos, acumulados. A minha esposa chega a dizer que o mundo acabou há três dias, e hoje que eu vou manifestar a minha opinião sobre o assunto, mas é claro que luto contra isso”, analisa Rubens.




Características:


De acordo com Artur Vandré, os fleumáticos podem se destacar em profissões que precisam de senso de observação, como, psicologia, enfermagem, medicina, odontologia, salvamentos, educação, arquitetura, engenharia, laboratórios, e se bem estimulado, ele poderá exercer cargos de liderança.

Pontos Positivos:
Liderança: assume a frente de um grupo, estabelecendo o caminho que deve seguir.

Diplomacia: capacidade de estabelecer relações com qualquer nível hierárquico.

Espírito prático: voltado à ação.

Bom humor: visão positiva da vida e das situações.

Pontos a Melhorar:
Introversão: embora tenha muitas qualidades, pode escondê-las na máscara da introversão.

Desmotivado: pode ter passagens de desmotivação e acessos de falta de vontade de continuidade.

Indecisão: pode demorar a tomar uma ação e perder o tempo necessário naquela situação.

0 comentários: