Os quatro temperamentos: O melancólico


“Carolina é uma menina bem difícil de esquecer andar bonito e um brilho no olhar” (Seu Jorge)

Quem conhece Carolina, assim como Seu Jorge, não se esquece. Uma menina mulher traz a marca da delicadeza em tudo que faz. Perfeccionista, ela cuida dos detalhes para que tudo tenha um toque especial: o toque da Carolina.

Introspectiva, Carolina é muito ligada às coisas da fé e do coração, por prezar valores atemporais, já chegou a morar em uma comunidade religiosa. Ela anda de forma discreta, porém sua singeleza é foco das atenções, mesmo que essa seja sua última intenção.

Tais atitudes são comuns às pessoas que possuem o temperamento melancólico, ou seja, elas têm sensibilidade artística, pela lealdade e pelo perfeccionismo, são amigos leais e bastante analíticos.

De acordo com mestre em psicologia clínica, o psicólogo Artur Vandré, o temperamento melancólico, ao contrário do que se espera pelo nome, é ligado aos sentimentos nobres. “O melancólico pode ter um semblante às vezes de triste, mas isso não quer dizer que ele seja, esta é uma característica de calma, tranquilidade e uma pessoa mais voltada a si, apreciadora de detalhes que nem sempre as demais pessoas estão atentas”, explica.

Mesmo com essa característica introspectiva e analítica, Vandré aponta que os melancólicos têm menor propensão a doenças como depressão, já que segundo ele, as pessoas que possuem esse tipo de temperamento trazem em si valores muito arraigados como fé e família, apoiando-se nestes para superar conflitos e dificuldades.

Para o psicólogo, os melancólicos têm a grande capacidade de se apaixonarem pela vida, cultivando o sentimento das outras pessoas, possuindo ainda o dom de transformar tais sentimentos em algo que possa ser expresso em suas habilidades.

Carolina, está dentro desta perspectiva, já que cursa Relações Internacionais atraída pela paixão à vida e pelos sentimentos da humanidade. “Quando decidi cursar Relações Internacionais, ao contrário da maioria dos meus colegas, que almejam a diplomacia, eu sempre sonhei em trabalhar nas missões humanitárias da ONU; me comovo muito com a dor das pessoas que tiveram suas vidas e sonhos destruídos pelas circunstâncias e sei que de alguma forma posso ajudar”, defende.

Artur ressalta que o melancólico tem sensibilidade aflorada para os valores sociais e está muito voltado à prática da ética, sempre buscando um mundo mais correto, porém, nem sempre terá as coisas organizadas da forma que ele imagina ser certo. “Nem sempre o melancólico terá tudo organizado, muitas vezes há a busca de que as pessoas organizem o mundo da mesma forma que ele, mas isso é impossível e não dá pra se frustrar com o fato de que segundo o seu juízo, só ele faz as coisas certas e os outros não”, pondera.

Com Carolina, não poderia ser diferente, ela se lamenta por esperar muito dos outros e sofrer em consequência disso. “Sou muito sensível, sempre me apego muito às pessoas e espero delas uma resposta semelhante às que eu daria perante os fatos da vida, daí quando as coisas não acontecem como previ, me frustro”.

O complexo de inferioridade é outra característica típica do melancólico, já que ele tem a tendência de não se considerar capacitado para as tarefas que lhe são designadas. “É preciso ter a consciência de que por mais talento que se tenha, sempre haverá alguém melhor que você: mais rico, mais bonito, mais inteligente ou habilidoso, porém, a melhor forma de se viver, não é se comparando com os outros, e sim, compara-se consigo mesmo; talvez você não seja o que gostaria, mas, já não é a pessoa que era antes, isso significa crescimento, ou seja, é preciso olhar pra si e ter visão de horizonte e não assumir a posição de coitadinho para chamar atenção”, adverte Artur Vandré.

Pontos positivos:

Capacidade analítica: pode observar um projeto em todos seus aspectos para a melhor tomada de decisão, dentre outros aspectos;

Sensibilidade: percepção artística e estética do ambiente e das situações; pode contribuir para diversos tipos de atividades profissionais;

Detalhismo: capacidade de percepção de informações essenciais e observação de detalhes;

Perfeccionismo: atenção à qualidade e cuidado com a valorização de um bom trabalho.

Pontos a negativos:

Egoísta: voltado para si, pode esquecer o grupo;

Humor: cuidar para que seu humor não seja percebido pelo grupo como negativo, pois, muitas vezes, é apenas mais reservado do que os demais;

Visão Holística: pode ater-se aos detalhes e perder-se da ideia global e visão do todo.

Sociabilidade: voltado para relacionamentos individuais ou para pequenos grupos, necessita ampliar sua rede de relacionamentos.

Criticidade: seu excesso de zelo por um trabalho pode tornar-se algo excessivamente crítico e até mesmo negativo, pois torna a entrega de suas atividades morosa, atrasada ou mesmo não realizada.

0 comentários: