Os quatro temperamentos: O sanguíneo

Pouca gente sabe, mas o ser humano funciona movido a um combustível denominado temperamento. O sistema é parecido com um automóvel: alguns são abastecidos com álcool, outros com gasolina, Diesel, gás e até luz solar.

Assim como existem inúmeras variedades de combustíveis, os diferentes tipos de pessoas são abastecidos com quatro temperamentos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.

Da mesma forma que o combustível define o funcionamento do automóvel, os temperamentos influenciam todas as formas de atitude humana, desde os hábitos do sono, alimentação, até a condução das relações interpessoais.

O pai da medicina, Hipócrates, que viveu entre 460-377aC, já estudava esses temperamentos e os relacionava com os quatro elementos da natureza “fogo, ar, água e terra”. Porém, somente com o advento da psicanálise esse conceito voltou a ser estudado e remodelado.

Vamos falar sobre cada temperamento, durante quatro posts, revelando esta influência eficaz e desconhecida. As fotos que ilustram as matérias são de minha autoria.

Sanguíneo:
Marina (nome fictício) é o tipo de pessoa que você gostaria de ter a amizade. Estudante de comunicação social, ela é extrovertida, adora contar piadas e reunir os amigos para assistirem um filme nas noites de sábado.

Todos medem seu humor através das piadas: se Marina já chega contando as habituais anedotas, o sinal é de que ela está feliz, porém, se estiver mais calada e dando respostas ríspidas, os amigos já sabem que algo acontecera.

Na classificação dos quatro temperamentos, Marina poderia ser considerada sanguínea, ou seja, dentre outras características é comunicativa, amável, generosa, porém, é volúvel, indisciplinada e impulsiva.

Assim como ela, os sanguíneos têm em seu estilo pessoal calor e profundidade em suas emoções, além da ação dinâmica, estilo vibrante, decisivo e falante. Seu estilo pessoal ainda indica sinceridade, entusiasmo e companheirismo para todas as horas e desinibição.

De acordo com o psicólogo Artur Vandré, o sanguíneo tem maior dificuldade para se descobrir como tal, pois sua capacidade de auto-análise e introspecção são reduzidas. “Para auxiliar no processo de autoconhecimento é muito importante dialogar com outras pessoas e ouvir o que elas têm a dizer sobre você, além de leituras e programas que estimulam o olhar para si”, destaca.

O sanguíneo é impulsivo e realiza muitos atos impensados, podendo ter uma coragem que camufla a pessoa medrosa que realmente é. Muitas vezes ele fala demasiadamente e não mede as conseqüências de seus atos. “Às vezes no calor das emoções falo muitas coisas que não gostaria para minha mãe, ou meu irmão, mas me arrependo rápido e logo faço as pazes”, explica a sanguínea Marina.

Para Artur Vandré, o comportamento impulsivo e a tendência de não cumprir compromissos podem ser educados e revertidos, através do autoconhecimento. “É necessário ter uma gestão do tempo, priorizar o mais importante, não abraçar mil coisas ao mesmo tempo e acima de tudo fazer uma observação de si mesmo”, ressalta.
O psicólogo explica que os sanguíneos podem se destacar em profissões que envolvam contato público, como vendedores, comunicadores, professores, advogados, atores e até políticos.

PONTOS POSITIVOS:

Capacidade de Comunicação: extrovertidos, falantes e dotados de grande facilidade de comunicar-se e fazer com que o público volte sua atenção para eles.

Empatia: coloca-se no lugar do outro, dotado de grande compaixão e sensibilidade por pessoas e suas causas.

Relacionamento Interpessoal: estabelece, com facilidade, relacionamento com os demais.

PONTOS NEGATIVOS:

Impulsividade/Precipitação: age com imediatismo, necessitando dosar e canalizar esta ação de forma positiva e ser mais comedido em algumas situações.

Indisciplina: adotar métodos em suas ações para que não sejam vagas.

Egocentrismo: cuidar para que suas ações não sejam feitas ao seu favor.

Instabilidade emocional: reage de forma muito emocional.

0 comentários: